
6 fatores que causam sangramento na gengiva
Foi escovar os dentes ou passar fio dental e viu sangue? Nessa hora, é importante conhecer as 6 principais causas de sangramento na gengiva!
1. Gengivite
É uma inflamação que deixa as gengivas mais vermelhas, doloridas e sangrando. Com uma boa escovação e fazendo uso do fio dental, é possível driblar o problema, caso não haja muito tártaro acumulado.
2. Periodontite
Quando a gengivite não é tratada, pode evoluir para a periodontite. Nesse caso, temos uma infecção, que atinge a gengiva e os ossos que dão sustentação aos dentes. Trata-se de uma doença que exige atenção, ou seja, é preciso procurar o dentista, pois, caso não seja tratada, pode levar à perda do dente.
3. Deficiência de vitamina K
A deficiência nutricional também pode atingir a saúde bucal. No caso da vitamina K, ela é importante para fazer a coagulação sanguínea. Então, quando há falta dela no organismo, um dos sintomas pode ser o sangramento das gengivas.
4. Diabetes
Quem tem diabetes pode sofrer com problemas de coagulação sanguínea e, por isso, apresentar sangramento nas gengivas. Nessa hora, é importante fazer uma escovação com movimentos suaves e usar uma escova mais macia.
5. Muita força na escovação
É um erro comum as pessoas acharem que a higiene bucal será melhor se colocarem força na escovação. Na verdade, o importante é escovar todos os dentes, fazendo movimentos leves com a escova, além de utilizar o fio dental para ter uma limpeza de qualidade.
6. Medicamentos
O sangramento das gengivas pode ser um efeito de alguns medicamentos, que reduzem a produção de saliva, sendo um prato cheio para as bactérias. Portanto, vale conversar com o médico para pensar em alternativas para o medicamento.
Para conhecer a causa do sangramento das gengivas, procure uma clínica odontológica e aproveite para fazer as consultas de prevenção.