
Limpeza nos dentes clareia? Veja como o procedimento pode ajudar
Embora sejam tratamentos diferentes, alguns pacientes ainda confundem o clareamento com a limpeza dental. O clareamento é um tratamento que tem foco total na estética, pois sua finalidade é de fato obter o branqueamento máximo dos dentes. Ele pode ser feito com laser ou com gel clareador, que são abrasivos e contribuem para a remoção e a quebra de moléculas que levam às manchas.
Já a limpeza dentária consiste na higienização da cavidade bucal, com a aplicação de flúor e a raspagem de tártaro, ou seja, faz parte de uma rotina de cuidados com a saúde bucal. Mesmo não tendo a estética como objetivo, esse tratamento pode resultar na melhora da aparência dos dentes, o que pode resultar em um clareamento sutil.
Para você entender se a limpeza clareia ou não os dentes, neste post, vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
A limpeza dental ajuda no clareamento dos dentes?
Como trabalha com a remoção de tártaros e a aplicação de flúor, é normal que o paciente tenha a sensação de clareamento e limpeza nos dentes após o tratamento. Mas é importante entender que a limpeza alcança apenas as manchas superficiais — manchas leves causadas por nicotina, vinho, alimentos ricos em corantes, café etc. A diferença entre o antes e o depois é o que promove essa sensação de clareamento, afinal, boa parte da sujeira foi removida.
Basicamente, o que o paciente deve buscar durante o tratamento de limpeza dos dentes é a remoção do acúmulo de resíduos que a escova e o fio dental não alcançam, aquela sujeira impregnada que se transforma em tártaro. No final, é possível, sim, ter um ganho estético considerável, com o clareamento dos dentes em relação ao seu aspecto anterior.
Devo aliar limpeza dos dentes com o clareamento?
Como ressaltamos, durante a limpeza dos dentes, não há a utilização de agente clareador, ou seja, sua ação está restrita a sujeiras superficiais. Quando o paciente faz uso recorrente de substâncias que levam ao escurecimento mais profundo, com manchas mais fortes, o indicado é unir o poder da limpeza com o clareamento a partir do gel ou laser. O interessante é que essa limpeza seja realizada antes de iniciar o tratamento clareador, que costuma ter duração média de 3 semanas.
Quais são os cuidados a serem tomados após a limpeza nos dentes?
Ouça com atenção as orientações de seu dentista após o tratamento de limpeza e clareamento, pois as dicas são importantes para prolongar os efeitos positivos.
É importante que você reduza os hábitos que podem levar ao escurecimento dos dentes, como fumar, beber café em excesso, exagerar no vinho tinto e não prestar atenção na composição dos alimentos — para observar se têm corantes —, além de manter uma higiene bucal rotineira. Desse forma, você conseguirá manter os efeitos estéticos por mais tempo.
Esperamos que nosso post ajude a tirar sua dúvida se a limpeza nos dentes clareia ou não. Ressaltamos sempre que a visita regular ao dentista, aliada a bons hábitos focados na saúde bucal, pode contribuir para a manutenção da boa aparência dos dentes.
Gostou do post? Diga para gente nos comentários quais foram as suas experiências com limpeza e clareamento dental. Você conseguiu o resultado esperado?