
Conheça 5 curiosidades sobre o piercing de dente
Sabia que existem outras regiões do corpo para colocar piercings além da orelha, do nariz ou umbigo? Tem feito sucesso entre as pessoas o piercing de dente. Ele geralmente é colocado nos dentes da frente, garantindo mais personalidade para o sorriso.
O piercing, nesse caso, pode ser colocado de forma temporária ou fixa. Também há a possibilidade de ele ser removível. Você pode escolher colocá-lo em forma de pedrinhas ou uma série de pedras decorativas que cobre mais de uma superfície dentária.
Tem curiosidade e quer saber mais sobre esse acessório? Acompanhe nosso conteúdo e tire suas dúvidas sobre o piercing de dente. Confira!
1. Como é colocado o piercing dental?
O piercing é colocado na superfície do dente. Sendo assim, não há qualquer tipo de perfuração. A aplicação do piercing é semelhante à colagem de um braquete usado na ortodontia para aparelhos fixos. O processo é indolor, portanto, dispensa o uso de anestesia.
2. O piercing de dente é definitivo?
Não, o piercing de dente não é definitivo. Ele pode ser aplicado de forma temporária na superfície do dente. Para um efeito mais duradouro, ele pode se fixado a um cimento especial que permite maior aderência. O tempo de uso do piercing pode ser negociado entre paciente e o dentista.
3. Quanto tempo pode durar um piercing?
Como o piercing dental é aplicado no dente por meio de uma cola, é comum que ele se desgrude da superfície dentária no período de 2 semanas a 2 anos.
Porém, o tempo de uso depende dos cuidados que o paciente tem com o uso da peça. Caso o piercing caia da boca, o paciente pode retornar ao dentista com ele para aplicá-lo novamente.
4. O piercing dental é seguro?
Sim, é seguro. Mas, como acontece com qualquer outra peça colocada na região da boca, existem riscos. É preciso ter bastante cuidado com a higiene na boca para evitar que partículas ou resto de alimentos se acomodem ao redor do piercing.
O uso prolongado dos pistões não é aconselhado já que pode aumentar os riscos de cárie e acúmulo de placa bacteriana, gerando doença periodontal.
Também é preciso tomar cuidado com o tipo do material. Por exemplo, pode acontecer de o metal entrar em contato com a bochecha ou com a gengiva, gerando uma reação no paciente com alergia a esse material.
5. Quanto pode custar para colocar piercing de dente?
O valor do piercing de dente depende do material que o paciente escolhe e do tamanho da peça. A mão de obra do dentista também é contabilizada.
Essas foram algumas informações sobre o piercing de dente. É importante realizar esse procedimento com um dentista que já tenha experiência nesse tipo de prática. Assim, vai ser mais fácil fazer uma aplicação correta, sem danificar o esmalte do dente e ter o tempo de duração do piercing conforme o desejado.
Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais dicas de saúde bucal, siga a OdontoCompany nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Até a próxima!